A UNIUBE mantém um Programa de Iniciação Científica há 24 anos, com recursos próprios para o financiamento de projetos (através do Programa de apoio à Pesquisa – PAPE) e de bolsas de Iniciação Científica (Programa PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Programa PIBITI). Recentemente, a Instituição passou também a conceder bolsas de Extensão, incentivando essa importante atividade formativa para os estudantes da Universidade. Esse investimento em bolsas e em financiamento interno de projetos de pesquisa tem se mostrado extremamente válido, uma vez que complementa a formação dos alunos, permitindo inclusive sua participação em inúmeros eventos científicos externos voltados para a divulgação de resultados e também debates nas diferentes áreas da pesquisa e da extensão. Atividades desse tipo só têm a contribuir com a formação dos alunos da Instituição. Com satisfação, temos visto nossos egressos galgando posições em programas de mestrado e doutorado, residências e outras formas de pós-graduação, além do sucesso enquanto profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. É a Universidade cumprindo seu papel na formação integral dos seus alunos.
Outra forma de medir o sucesso e a solidez dos Programas de Iniciação Científica é pelo crescente apoio dado pelo CNPq e pela FAPEMIG, especialmente na concessão de cotas de bolsas PIBIC e PIBITI. Em 2022 tivemos a grata satisfação de ver nossa cota de bolsas PIBIC aumentada pelo CNPq, além da concessão de cota de bolsas PIBIC-EM (voltadas para alunos do Ensino Médio se engajarem em projetos de pesquisa da Universidade) por parte da FAPEMIG. Esses resultados mostram que os Programas de IC da Universidade têm sido conduzidos de maneira séria e competente por todos os pesquisadores que ao longo dos últimos 23 anos tiveram seus projetos selecionados para a concessão de bolsas e também de apoio financeiro institucional.
Esta 24ª edição do SEMIC e VIII edição do SEMEX trazem a novidade da integração com o V Encontro de Internacionalização da Uniube e a mudança na data de realização desses três Eventos, tradicionalmente realizados no mês de novembro.
Os últimos anos evidenciaram a resiliência da Universidade, personificada pela sua equipe de alunos, docentes e pessoal técnico, conduzindo seus projetos da melhor forma possível durante o período mais duro da pandemia e depois, na retomada das atividades a um ritmo mais próximo do que acontecia antes da pandemia. Nos próximos anos, a perspectiva é de alçarmos voos cada vez mais altos, qualitativamente e quantitativamente no que se refere aos projetos de Pesquisa e de Extensão.
Desejamos que 2023 represente essa aceleração para toda a sociedade e para a UNIUBE em particular, com o fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, atribuições que a Universidade de Uberaba vem desenvolvendo há mais de 75 anos e agora alinhadas à Internacionalização. Essas ações da Universidade se manifestam com singularidade no compromisso da Instituição, de “buscar a excelência na promoção do ensino e na geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa”.
O futuro se constrói a cada dia e estamos certos que a Universidade de Uberaba sempre estará presente para dar sua contribuição para que seus alunos e toda a sociedade possam crescer de maneira consistente e sustentável, dado o seu compromisso com a qualidade da formação profissional oferecida a seus alunos em todos os níveis, desde o ensino técnico até o doutorado.
Novas estratégias, tecnologias e abordagens aprendidas a duras penas durante a época mais crítica da pandemia foram importantes para a sociedade e para a Universidade particularmente. Como exemplo, desde 2020 temos realizado o SEMIC, o SEMEX e o Encontro de Internacionalização na forma remota, com a participação síncrona de palestrantes, alunos apresentadores, orientadores, avaliadores, equipe e público em geral. Esse formato permitiu uma maior participação dos alunos, pela facilidade do acesso remoto e também a participação de membros destacados da comunidade científica nacional, para os quais a participação nos eventos seria inviável. Desse modo, a repercussão dos eventos remotos foi extremamente positiva.
Parabenizamos aos alunos e professores que apresentam seus trabalhos no XXIV SEMIC e VIII SEMEX, agradecendo pela dedicação e compromisso com a consolidação de uma Universidade de verdade e desejando a todos, muito sucesso.
Sejam todos bem-vindos e um excelente evento a todos.