Reconhecimento em pesquisa: Uniube recebe selo de Instituição Amiga da Iniciação Científica | Acontece na Uniube

31 de janeiro de 23

A Uniube recebeu, no início deste ano, o selo de IES Amiga da Iniciação Científica. A certificação é feita pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) e tem como objetivo aumentar a visibilidade dessa prática nas Instituições de Ensino Superior como importante passo no processo de formação profissional dos estudantes.

O selo tem validade de um ano e destaca os benefícios da prática das pesquisas de iniciação científica junto aos estudantes de todo o país. "A conquista do selo do Semesp para a Uniube é muito grande, pois coroa um trabalho que iniciou em 1999, quando foi criado o Programa de Iniciação Científica da Uniube. Por sermos Universidade, a oferta de oportunidades para os nossos alunos em projetos de iniciação científica é um grande diferencial, que não acontece na maioria das faculdades e centros universitários", afirma o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes.

A participação dos alunos da Uniube em projetos de pesquisa tem vantagens como: desenvolvimento de habilidades, networking, aperfeiçoamento acadêmico, experiência prévia, desenvolvimento de carreira. "Temos ampla infraestrutura para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, além de um corpo docente altamente qualificado para auxiliar os alunos em suas primeiras incursões na pesquisa e na inovação tecnológica", continua o Pró-Reitor.

Os alunos de graduação da Uniube podem procurar professores-pesquisadores a partir do segundo período para conhecer os projetos de pesquisa e inovação. "Quanto mais cedo o aluno começa, mais engajado ele fica ao longo do curso e a chance de evasão deste aluno é mínima, pois ele inicia uma trajetória diferente do aluno que não participa de nenhuma oportunidade, e sai do curso com um currículo, não apenas com um histórico escolar. Ele só tem vantagens em participar destes projetos e para a Uniube também é muito importante", finaliza.